sábado, 26 de maio de 2012

ANO DE NEEMIAS - ANO DA EDIFICAÇÃO
Hanani, um dos meus irmãos, veio de Judá com alguns outros homens, e eu lhes perguntei acerca dos judeus que restaram, os sobreviventes do cativeiro, e também sobre Jerusalém. E eles me responderam: "Aqueles que sobreviveram ao cativeiro e estão lá na província, passam por grande sofrimento e humilhação. O muro de Jerusalém foi derrubado, e suas portas foram destruídas pelo fogo". Quando ouvi essas coisas, sentei-me e chorei. Passei dias lamentando, jejuando e orando ao Deus dos céus. Neemias 1:2-4
O livro de Neemias não é o escrito de um profeta, rei ou apóstolo. Neemias é um mordomo-escravo em outro Reino, sob o domínio de um povo estranho. Mas ao receber notícias da triste realidade de Jerusalém, sua terra natal, seu coração se quebranta. Neemias não cresceu em Israel, mas em seu espírito ele carrega a palavra profética de Isaías.
Eles reconstruirão as velhas ruínas e restaurarão os antigos escombros; renovarão as cidades arruinadas que têm sido devastadas de geração em geração. Isaías 61:4
Neemias não tem um coração individualista ou egoísta. Ele pode até estar numa boa como mordomo do rei, mas seu coração sente compaixão pela dor e opróbrio de seu povo. Tem gente que nem está ai pra dor do outro, corre atrás do que é seu e os outros "cada um por Deus". Neemias é o retrato fiel de um homem segundo o coração de Deus, pois se dispõe a ser um reconstruidor de ruínas e de lugares assolados. Vidas que perderam sua resistência, portas assoladas em sua vida aonde o inimigo tem poder de destruição e morte. E nesta empreitada de reconstrução, Neemias teve que enfrentar desprezo e zombaria.

Quando Sambalate soube que estávamos reconstruindo o muro, ficou furioso. Ridicularizou os judeus e, na presença de seus compatriotas e dos poderosos de Samaria, disse: "O que aqueles frágeis judeus estão fazendo? Será que vão restaurar o seu muro? Irão oferecer sacrifícios? Irão terminar a obra num só dia? Será que vão conseguir ressuscitar pedras de construção daqueles montes de entulho e de pedras queimadas?" Tobias, o amonita, que estava ao seu lado, completou: "Pois que construam! Basta que uma raposa suba lá, para que esse muro de pedras desabe!" Neemias 4:1-3
Todo aquele que deseja cumprir plenamente a vontade de Deus vai ter que enfrentar desprezo e zombaria. Vai ter que ser persistente e constante, numa convicção em seu espírito única e inabalável de que está fazendo a obra de Deus e para Deus!
Quando Sambalate, Tobias, Gesém, o árabe, e o restante de nossos inimigos souberam que eu havia reconstruído o muro e que não havia ficado nenhuma brecha, embora até então eu ainda não tivesse colocado as portas nos seus lugares, Sambalate e Gesém mandaram-me a seguinte mensagem: "Venha, vamos nos encontrar num dos povoados da planície de Ono". Eles, contudo, estavam tramando fazer-me mal; por isso enviei-lhes mensageiros com esta resposta: "Estou executando um grande projeto e não posso descer. Por que parar a obra para ir encontrar-me com vocês?" Neemias 6:1-3
Este é o ano da edificação! Este é o ano de construir uma vida com Deus sólida e inabalável! Busquemos o coração de Neemias e também seremos cumpridores da Palavra profética de Isaías: restauraremos os lugares assolados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário